Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

A água alcalina faz bem?

Desacelerar o envelhecimento, aumentar a sua imunidade e prevenir o câncer, essas são umas das promessas de quem propaga os supostos milagres de beber água alcalina.

O que será que tem na água alcalina pra ela ser tão poderosa dentro das nossas células?

Antes de falar da água alcalina propriamente, vamos esclarecer porque a água é tão importante para nosso organismo.

O nosso corpo é composto por, cerca, de 70% de água e, praticamente, todas as reações químicas necessárias para o funcionamento do nosso corpo (como na respiração e na digestão) dependem da água.

A você cabe garantir que seu corpo esteja sempre adequadamente hidratado para que toda a “mágica” que nosso corpo faz ocorra da melhor forma possível.

Mas a água alcalina além da hidratação, e todos os benefícios inerentes a ela, promete vários benefícios fantásticos a saúde. Será que isso é possível?

O que é a água alcalina?

A característica “alcalina” se refere ao pH da água. O pH varia em uma escala de 0 a 14, sendo 7 o pH neutro, abaixo de 7 o pH ácido e acima de 7 pH alcalinos. A título de comparação o suco de um limão é bem ácido, com pH próximo a 2, já o pH do bicarbonato de sódio tem pH alcalino, próximo a 8.

Na natureza, o que faz o pH da água variar são os tipos de minerais que se soltam do solo e das rochas por onde a água passa. Esses minerais se dissolvem na água e são mantidos assim desde o processo de extração da água da fonte, até a água engarrafada chegar até você. Você pode checar a informação do pH no rótulo de qualquer água mineral.

Mas afinal de contas, qual é a vantagem de ingerir uma água com pH acima de 7? Existe algum?

Existe uma linha de pensamento, pessoal, que defende que o envelhecimento das células supostamente pode deixar o organismo mais ácido. Essa teoria também diz que a maioria das doenças humanas, desde diabetes até câncer, são provocadas por algum tipo de acidez do corpo. Seja ela causada pelo envelhecimento ou por uma alimentação desbalanceada. E é aí que entraria a água alcalina.

Se os nossos problemas de saúde estão vindo de uma acidez do organismo a solução seria compensar consumindo água alcalina, já que as substâncias alcalinas são capazes de neutralizar os ácidos.

A água seria absorvida e distribuída pelo corpo para reestabelecer o pH natural do organismo, mantendo as nossas células saudáveis.

O primeiro passo para descobrir se beber água alcalina traz algum benefício para a saúde, é saber se ela é capaz de modificar o pH do nosso corpo, como dizia a tal teoria.

E foi exatamente isso que pesquisadores da Alemanha tentaram descobrir. Eles selecionaram quatro tipos de água mineral, uma delas, mais alcalina, com alta quantidade de bicarbonato.

Os quatro tipos de água foram distribuídos entre cerca de 80 pessoas, para elas beberem pelo menos 1 litro e meio diariamente. Depois de 4 semanas, os participantes fizeram exames de urina e de sangue.

O resultado foi que beber água alcalina deixou a urina mais alcalina. Mas ao contrário do que você talvez esteja imaginando, beber água alcalina não mudou o pH do sangue.

 E ainda bem que o pH do nosso sangue não foi alterado!

O nosso sangue se mantém em uma faixa estreita de pH, em torno de 7,4. Se ele cair abaixo de 7,34 ou subir acima de 7,45, você pode ter sérios comprometimentos cardíacos ou, mesmo, entrar em coma. O nosso organismo foi programado para manter o pH do sangue constante independente do que a gente come ou bebe.

Ao mínimo sinal de alteração no pH, o nosso organismo ativa um mecanismo para regular a acidez do sangue. Os nossos rins retiram do sangue qualquer substância ácida ou alcalina que está em excesso.

Esse excesso vai exatamente para urina. E é por isso que as pessoas que beberam água alcalina no estudo alemão ficaram com a urina mais alcalina. Mas o corpo delas não ficou mais alcalino.

Quando o nosso sangue fica mais alcalino ou mais ácido, o ritmo da respiração pode ser alterado para controlar a quantidade de ácido carbônico que vai ser retirado do sangue na forma de gás carbônico. O nosso pâncreas pode liberar mais ou menos bicarbonato no sangue dependendo da necessidade. Assim, o nosso corpo consegue controlar a acidez independente do que você bebe ou come.

Existem várias pesquisas sendo feitas em humanos para avaliar os supostos benefícios da água alcalina na digestão, na saúde dos ossos e em outras doenças específicas, mas nenhuma pesquisa até hoje encontrou qualquer resultado sólido que indique benefícios em consumir uma água alcalina.

O mais certo mesmo para nossa saúde é nos mantermos hidratados com uma água que nos agrade, que seja do agrado do nosso paladar. Para isso, a Água Excelência é a melhor pedida!

Uma água leve, como tudo que é bom na vida!

pS.: Esse texto foi baseado neste vídeo do canal no Youtube “Olá, Ciência!”, confira ele na integra:

 

Tópicos

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
cookie (1)

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita.