Quanto de água beber

Por Doutor Marcial Gervásio

Beber água parece ser um dos compromissos mais simples que você deve ter com sua saúde, mas errar no consumo e não alcançar a quantidade ideal de água por dia é mais comum do que parece. Você está bebendo o volume certo? Descubra a seguir.
Estudos têm diferentes recomendações produzidas ao longo dos anos, mas na verdade, as suas necessidades da água depende de muitos fatores, incluindo a sua saúde. Embora não seja igual para todas as pessoas, saber mais sobre qual a quantidade de água que devemos tomar por dia e a necessidade do seu corpo para repor fluidos irá ajudá-lo a calcular a quantidade de água que se deve beber por dia.
Os alimentos também são boas fontes de água e devem ser levadas em conta. Quem come muitas verduras e frutas, por exemplo, podem vir a necessitar da ingestão de menos água, enquanto aqueles que ingerem muito sal vão precisar de uma maior quantidade do líquido. O excesso de líquido pode levar a um quadro de confusão mental e hiponatremia, que é a baixa concentração de sódio no sangue. Para não errar a mão e saber quantos copos consumir, se deve levar em consideração a água presente nos alimentos e também dados pessoais, como idade, peso, nível de atividade física, clima, alimentação, função renal, grau de hidratação, este é descoberto por meio de exame de bioimpedância, aparência da pele, cor da urina, entre outros.
Você sabia que existe um cálculo para a quantidade mínima de água que cada pessoa deve consumir diariamente?
Para cada quilo do seu peso, você deve multiplicar 35 ml. O resultado é a quantidade mínima de água que você deve consumir todo dia. Por exemplo, suponhamos que você pese 75 kg. Então, 75 x 35 = 2600 ml. Assim, você deve consumir 2,6 litros de água. Muito? Nem tanto, ainda mais se considerar o calor da estação.
Para quem faz atividade física regularmente, a quantidade deve ser ainda maior. Na verdade, quase nunca beber água é uma má ideia. Existem casos extremos que não se pode beber muito, devido à perda de sais minerais. Mas, excluindo esses casos, o mais comum é as pessoas não se hidratarem corretamente. E olha que a água ajuda até mesmo na dieta.
Não se hidratar corretamente pode ser uma das causas da pessoa não perder peso, pois a redução de 4 a 5% da água corporal faz com que o metabolismo fique de 20 a 30% mais lento.