pH

O QUE É pH?

O termo pH significa potencial hidrogenionico, resultante da dissociação da própria molécula de água acrescida do hidrogênio proveniente de outras fontes. É representado por uma escala que mede a acidez, neutralidade ou alcalinidade. A escala de pH varia de 0 a 14, e indica a concentração de íons de hidrogênio (H+) solubilizado, sendo considerado ácido, o mais próximo de 0,  neutro 7 e mais alcalino quanto mais próximo de 14, conforme representado no gáfico abaixo:

 

 

 

O pH do estômago do homem é ácido (na faixa de 1,0 a 3,03), e tem por finalidade facilitar a ação de enzimas que digerem os alimentos, e também tem a função de proteção contra alguns micro-organismos patogênicos que eventualmente sejam ingeridos.

Assim, para manter o pH do sangue dentro dos limites copmpatíveis com os processos vitais (pH 7,4), podem-se citar três mecanismos complementares que ocorrem no organismo e que desempenham essa função, são eles( Heil, 2010 e Furoni et al.,2010):

QUAL O IMPACTO DO pH DAS ÁGUAS MINERAIS NA SAÚDE?

Há uma diferença na composição das águas minerais incluindo o pH, pois depende da fonte onde foram captadas, queé o que definirá seu conteúdo de sais minerais e oligoelementos, em razão da diversidade de tipos de rochas por onde ela é filtrada naturalmente. Pode-se dizer então, que cada água mineral tem a sua própria digital.

Vale lembrar: O pH das águas não é um parâmetro que define a sua potabilidade, uma vez que águas ácidas ou alcalinas não representam risco à saúde humana, motivo pelo qual não consta na legislação de água mineral

O pH DA ÁGUA É UM FATOR RELEVANTE PARA A SAÚDE?

O pH da água não é um fator relevante para a prevenção e/ou tratamento de doenças, já que haverá alteração do pH durante o processo de digestão através do suco gástrico, no estômago e, posteriormente, pelo sucoo pancreático, no intestino.

Já o consumo em quantidades adequadas de água mineral é essencial para a vida, afinal todos os processosmetabólicos ocorrem em meio aquoso.

A falha da reposição hídrica pode levar a desidratação, falência cardiovascular, choque térmico e até óbito.

pH DA ÁGUA E OUTRAS BEBIDAS

ÁGUA É VITAL

É indiscutível o papel vital da água mineral para o ser vivo uma vez que todos os processos metabólicos ocorrem em meio aquoso.

É importante frisar,que a água, outros líquidos e alimentos ingeridos em quantidades adequadas, não causam impacto no pH do organismo que possa prejudicar a saúde, independente de pH ácido ou básico.

Esta matéria é uma transcrição de um folder disponibilizado e confeccionado pela Associação Brasileira da Indústria de Água mineral.